terça-feira, 19 de julho de 2011

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO CUIDADOR

1 - Tenho direito a cuidar de mim.
2 - Tenho o direito de receber ajuda e participação dos familiares, nos cuidados do idoso dependente.
3 - Tenho o direito de procurar ajuda.
4 - Tenho o direito de ficar aborrecido, deprimido e triste.
5 - Tenho o direito de não deixar que meus familiares tentem manipular-me com sentimentos de culpa.
6 - Tenho o direito a receber consideração, afeição, perdão e aceitação de meus familiares e da comunidade.
7 - Tenho o direito de orgulhar-me do que faço.
8 - Tenho o direito de proteger a minha individualidade, meus interesses pessoais e minhas próprias necessidades.
9 - Tenho o direito de receber treinamento para cuidar melhor do idoso dependente.
10 - Tenho o direito de ser feliz!
Autoria: Márcio F. Borges - Médico Geriatra e Coordenador da Sub-regional da ABRAz Juiz de Fora - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário