segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O envelhecimento é feminino!

O envelhecimento é feminino O envelhecimento é feminino!
O envelhecimento é feminino!
Não tenham dúvidas que estudar, entender, avaliar e conviver com o envelhecimento é um fato atual. E será, juntamente com a temática ambiental, os dois maiores problemas das próximas décadas. Ecologia, meio ambiente, lixo, esgoto, consumismo, economia de mercado, pobreza, fome, falta de água… assuntos diários de nossos jornais, tele-jornais e revistas. E, pelo visto, poucos se mexem para reverter esta situação de descaso com a MÃE TERRA.
Quanto ao envelhecimento populacional, os números falam por si:
  • Mais de 21 milhões de idosos no Brasil.
  • em 2025, ou seja daqui a 13 anos:  32 milhões de idosos!
  • Expectativa de vida da mulher brasileira: 78 anos
  • Expectativa de vida do homem brasileiro: 69 anos
  • Em 2020, segundo projeções de IBGE, teremos 4 milhões de idosos com mais de 80 anos.
  • Destes 4 milhões de idosos com mais de 80 anos, 2,5 milhões serão mulheres!
Sempre repito que, quanto mais idoso, maior chance de ficar dependente da família ou da comunidade, maior poderá ser a fragilidade e menor é a propensão da comunidade e do poder público em ajudar a cuidar!
Observamos, claramente, que o envelhecimento é FEMININO. Vamos, então à pergunta: há diferenças entre o envelhecimento masculino e feminino? E quais são as maiores diferenças?
Sim, há muitas diferenças entre o envelhecimento do ponto de vista feminino e masculino. Tanto no aspecto físico, quanto no aspecto social. Nas mulheres, temos a menopausa (e tudo que isto pode acarretar), osteoporose, redução da força física, hipotireoidismo (muitas vezes não diagnosticado), câncer ginecológico, dentre outros. Nos homens, os problemas da próstata, os males do cigarro (enfizema e câncer) e da bebida (cirrose e alcoolismo).
No campo social, está acontecendo um fato muito interessante, quase não está ocorrendo alterações com o aumento do número de idosos homens. Explico: além de terem uma expectativa de vida menor que as mulheres (eles morrem mais cedo), continuam procurando menos os serviços de saúde e, na maioria das vezes, continuam NÃO ficando sem sua companheira. Ou seja, o idoso ficou viúvo ou separado, sempre casa novamente. Não procuram novos papéis sociais.
Ao contrário, está sendo gestado uma grande revolução no modo de envelhecimento feminino. Cada vez mais cuidam de sua saúde, sua expectativa de vida está chegando facilmente aos 80 anos, e, principalmente, as idosas estão procurando novos papéis na comunidade e na sociedade! Diga-se de passagem, só para citar uma destes novos papéis, estão tornando-se nova fonte de renda para muitas famílias. Muitas idosas aposentadas ou pensionistas estão sendo a única fonte de renda familiar e, com isto, apontam para dois novos caminhos: a de provedora econômica (papel sempre exercido pelo marido) ou podem também ficar reféns dos filhos (filhos homens!), tornando-se vítimas de maus tratos e violência.
São novos desafios que os gerontólogos e os gestores sociais e de saúde têm pela frente: compreender e empregar novas ações que possam ajudar os nossos milhões de idosos a envelhecer com dignidade. E, mais importante ainda, mostrar para as novas gerações que a velhice, a terceira idade não é castigo, não é fase da vida marcada pelo descaso e por sofrimentos!

 http://www.cuidardeidosos.com.br/o-envelhecimento-e-feminino/

CARTA DE UM PAI AO FILHO

Amado Filho,


O dia em que este velho já não for o mesmo, tenha paciência e me compreenda.

Quando eu derramar comida sobre minha camisa e esquecer como amarrar meus sapatos, tenha paciência comigo e se lembre das horas que passei te ensinando a fazer as mesmas coisas.

Se quando conversa comigo, repito e repito as mesmas palavras e sabes de sobra como termina, não me interrompas e me escute. Quando era pequeno, para que dormisse, tive que contar-lhe milhares de vezes a mesma estória até que fechasse os olhinhos.

Quando estivermos reunidos e, sem querer, fizer minhas necessidades, não fique com vergonha e compreenda que não tenho a culpo disto, pois já não as posso controlar. Pensa quantas vezes quando menino te ajudei e estive pacientemente a seu lado esperando que terminasse o que estava fazendo.

Não me reproves porque não queira tomar banho; não me chames a atenção por isto. Lembre-se dos momentos que te persegui e os mil pretextos que tive que inventar para tornar mais agradável o seu banho.

Quando me vejas inútil e ignorante na frente de todas as coisas tecnológicas que já não poderei entender, te suplico que me dê todo o tempo que seja necessário para não me machucar com o seu sorriso sarcástico.
Lembre-se que fui eu quem te ensinou tantas coisas.
Comer, se vestir e como enfrentar a vida tão bem com o faz, são produto de meu esforço e perseverança.

Quando em algum momento, enquanto conversamos, eu chegue a me esquecer do que estávamos falando, me dê todo o tempo que seja necessário até que eu me lembre, e se não posso fazê-lo não fique impaciente; talvez não fosse importante o que falava e a única coisa que queria era estar contigo e que me escutasse nesse momento.

Se alguma vez já não quero comer, não insistas. Sei quando posso e quando não devo.

Também compreenda que, com o tempo, já não tenho dentes para morder, nem gosto para sentir.

Quando minhas pernas falharem por estarem cansadas para andar, dá-me sua mão terna para me apoiar, como eu o fiz quando começou a caminhar com suas fracas perninhas.

Por último, quando algum dia me ouvir dizer que já não quero viver e só quero morrer, não te enfades. Algum dia entenderás que isto não tem a ver com seu carinho ou o quanto te amei.

Trate de compreender que já não vivo, senão que sobrevivo, e isto não é viver.

Sempre quis o melhor para você e preparei os caminhos que deve percorrer.

Então pense que com este passo que me adianto a dar, estarei construindo para você outra rota em outro tempo, porém sempre contigo.

Não se sinta triste, enojado ou impotente por me ver assim. Dá-me seu coração, compreenda-me e me apóie como o fiz quando começaste a viver.

Da mesma maneira que te acompanhei em seu caminho, te peço que me acompanhe para terminar o meu.
Dê-me amor e paciência, que te devolverei gratidão e sorrisos com o imenso amor que tenho por você.

Atenciosamente,

Teu Velho
Levi da Silva Barreto

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Internacional do Idoso comemora uma população que cresce

1º de outubro

Heidi Strecker*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Reprodução
Terceira idade já tem bons motivos para comemorar
Tenho certeza que você já viu uma plaquinha no ônibus ou no metrô reservando alguns assentos para pessoas idosas. Já reparou nisso? Isso acontece para facilitar a vida das pessoas mais velhas.

Desde 2004 o Brasil tem leis muito boas para proteger os idosos. Essas leis fazem parte do Estatuto do Idoso. Outros exemplos: desconto de 50% nas atividades culturais, de lazer e esportivas; programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento; penalidades para quem mostrar imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas ou para quem abandonar os idosos sem assistência.

No dia 1º de outubro se comemora o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Você sabia que a população de idosos não pára de crescer? No Brasil, são mais ou menos 15 milhões de pessoas. Daqui a 20 anos, essa população deve dobrar. No mundo inteiro a população está ficando mais velha.

Até 2050, o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.

Pensar na velhice é tarefa de todos, não só dos velhos mas também dos jovens. Quando dizemos que alguém é velho, queremos dizer o quê? Velho pode ser uma palavra carinhosa ou pejorativa. Existe preconceito em relação aos idosos. E onde há preconceito - você já sabe - tem muito desconhecimento. Por um lado, a idade está associada à sabedoria e à experiência. Por outro lado, o velho é visto como uma pessoa frágil e sem autonomia.

Até no dicionário podemos notar isso. Há várias formas de se referir a uma pessoa idosa. Veterano, sênior, ancião, coroa, pessoa de idade, longevo, adiantado em anos, avançado em anos. Conforme a idade, o idoso pode ser ainda sexagenário, septuagenário, octogenário, nonagenário ou centenário. Gostou?

Pensando bem, a velhice é apenas mais uma fase da vida. E uma fase que pode ser bem longa. Hoje em dia muitos países convivem com idosos de diversas gerações. A ONU divide os idosos em três categorias: os pré-idosos (entre 55 e 64 anos); os idosos jovens (entre 65 e 79 anos - ou entre 60 e 69 para quem vive na Ásia e na região do Pacífico); e os idosos de idade avançada (com mais de 75 ou 80 anos).

Você nunca tinha pensado nisso, não é? Com a elevação da expectativa de vida, a chamada terceira idade esticou bastante. Isso aconteceu por vários motivos, mas os principais são os avanços da medicina e as melhorias na qualidade de vida. Se a população está ficando mais velha, também está ficando mais saudável. Há até uma especialidade médica para cuidar das pessoas mais velhas: a geriatria.

Como comemorar o Dia Internacional do Idoso? Lembrando que a gente também vai chegar lá. Aprender a envelhecer faz parte da educação de todas as pessoas. Vamos comemorar com cuidados e atenções, respeito e gentileza, como todo idoso merece. Que tal? Vamos comemorar assim, com doçura e alegria, a vida longa de nossos familiares e conhecidos. Parabéns a eles!
*Heidi Strecker é filósofa e educadora.
 
 http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u54.jhtm

1º de outubro - Dia de saúde para o idoso

Seccional: Nacional Nacional

 
               A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia comemora a data com atividades programadas em várias regiões do país
 
   Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado na próxima segunda-feira, 1º de outubro, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) preparou uma série de atividades por todo o Brasil. De acordo com Nezilour Lobato Rodrigues, presidente da SBGG, a data deve ser uma oportunidade de promover integração entre as variadas faixas etárias, levar à população informações sobre o envelhecimento e discutir a situação deste público, já que é iminente a necessidade de se investir mais em políticas públicas que valorizem e protejam os idosos. “Não existe até o momento uma preparação para dar suporte a essa população. É necessária uma mudança de postura no país em relação a esse tema e principalmente, medidas que permitam aos nossos idosos envelhecer com saúde e autonomia”, adverte.
 
   A geriatra ressalta a importância de se investir em projetos que visem estabelecer um estatuto para o idoso mais completo e rígido que o atual e apesar das conquistas recentes, como a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2011, regulamentando a profissão de cuidador de pessoa idosa, ainda há muito a ser feito. “Antigamente era a família quem dava apoio e cuidava do parente mais velho, mas essa estrutura se perdeu. Hoje, as famílias não têm tempo e, além disso, as cidades grandes não estão adaptadas para um idoso”. A especialista alerta também para o papel de profissionais como os geriatras, gerontólogos e cuidadores de pessoas idosas, que tem se tornado cada vez mais importante e consequentemente, exigem mais dedicação dos governos em valorizar esses serviços.
 
      Idosos em números
 
   De acordo com dados divulgados pela Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio) na última semana, os idosos (pessoas com mais de 60 anos) somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Esse crescimento pode ser resultado da melhoria na qualidade de vida, acesso a assistência médica e remédios, alimentação e conscientização sobre a importância da atividade física.
 
   Mas Nezilour lembra que apesar de alguns avanços, uma grande parcela desses indivíduos, cerca de 80%, possui ao menos uma doença crônica. . “As doenças crônicas, principalmente as neuro degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, representam um grande problema enfrentado na velhice, pois comprometem o que temos de mais valioso que são nossas funções físicas e cognitivas e acabam afastando esses pacientes do convívio social”, explica.
 
Confira as atividades programadas em cada região que contam com o apoio da SBGG
 
 
Belo Horizonte (MG)
 
Memória e envelhecimento ativo
Data: 1º de outubro às 14h30
Local: Sede da Associação Médica de Minas Gerais; Av. João Pinheiro, 161, Centro
 
Campo Grande (MS):
 
Ação Idoso Cidadão
Data: 1º de outubro das 07h30min às 10h00
Endereço: Parque Belmar Fidalgo, Rua D Aquino, 2536 – Centro
 
Porto Alegre (RS)
 
Musicalidade
Data: 6 de outubro às 14h
Endereço: PUC-RS Avenida Ipiranga, 6681 – Partenon
 
 
 
Rio de Janeiro (RJ):
 
Gincana da Solidariedade
Data: 29 de setembro, das 09 às 15 horas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Endereço: Rua 8 de dezembro, 328 -  Vila Isabel - Rio de Janeiro
Este evento tem como finalidade arrecadar, com a forte participação dos alunos, leito em pó, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal para que sejam doados a ILPIs que acolhem pessoas de poucos recursos.
 
São Luis (MA):
 
Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso
Data: 1º de outubro
Endereço: Rua Salvador de Oliveira, S/N, Quadra N, Casa 12, Sítio Leal Bairro Filipinho
Programação:
08h30 - Palestra sobre o Homem: “Cuide da sua saúde sem preconceitos”- (Saúde do Homem) - Palestrante: Drª Mirly (Enfermeira)
09h15 - Aulão - Facilitadores: (Fisioterapia, Educação Física e Frank- Educador Artístico e Educador Físico)
09h20 - Ações da UNIHOSP : aferição da pressão arterial, glicemia capilar, medição do peso, altura e circunferência abdominal
10h00 - Palestra sobre sexualidade - Facilitadores : Drª Lia Farah (Terapeuta de Família) e Drª Fabíola (Psicóloga e Diretora Geral do CAISI)                                                          14h30 - Encerramento da Semana do Idoso – Coral “Vozes do Tempo” Facilitador: Keyla (Agente Administrativo)
15h00 – Aulão (dança, alongamento e relaxamento) - Facilitadores: Professor Paulo (Educador Físico) e Professora  Sandra ( Educadora Artística)
Baile com a Banda “Retratos e Canções” (SESC)
 
2º Encontro sobre Envelhecimento Saudável “Informar para cuidar”- Bem estar juntamente com a OAB
14h-15h - Roda de Conversa: Plantão de Dúvidas sobre Assistência Geriátrica com a médica geriatra Dra. Claúdia Rego (vice-presidente da SBGG/MA)
19h-20h - Envelhecimento: Sinais de Alerta e Manuseio com o médico geriatra Dr. Herberth Vera Cruz (diretor tesoureiro da SBGG/MA)
 
Encontro contará com a presença de aproximadamente 300 (trezentos) idosos e serão realizadas várias ações para sensibilizar os participantes com palestras envolvendo saúde, nutrição, esporte, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos dos idosos e lazer. 
 
São Paulo (SP): 
 
2ª. Jornada Cultural para a Maturidade – Arte e Cultura    
Data: de 1º a 12 de outubro
Programação e inscrições: www.alicecarta.com.br
 
Semana do Idoso no CRI Norte
Data: de 1º a 5 de outubro
Abertura com Caminhada do Dia Internacional do Idoso – às 8h no CRIosque Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 4301, Santana 
 
RS Press - Assessoria de Imprensa da SBGG 


 https://www.sbgg.org.br/noticias_ed.aspx?pP=244&pS=1&pO=46&pM=46

Aprovado projeto que regulamenta profissão de cuidador de pessoa idosa

 12/09/2012
Projeto que regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa foi aprovado nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em caráter terminativo. Os integrantes da comissão acolheram substitutivo apresentado pela relatora, senadora Marta Suplicy (PT-SP), ao projeto (PLS 284/2011) de Waldemir Moka (PMDB-MS).
De acordo com o substitutivo, o cuidador de pessoa idosa é o profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusivamente à pessoa idosa. Poderão exercer a profissão pessoas com mais de 18 anos que tenham concluído o ensino fundamental e curso de qualificação específico, conferido por instituição de ensino reconhecida por órgão público de educação competente. Os profissionais que, à época de entrada em vigor da nova lei que resultar da proposição, trabalharem na função há pelo menos dois anos serão dispensados da exigência de conclusão de curso de qualificação.
As funções do cuidador de pessoas idosas incluem auxílio na realização de rotinas de higiene pessoal e de alimentação; cuidados preventivos de saúde e auxílio na mobilidade; e apoio emocional e para convivência social.
O profissional pode atuar no domicílio do idoso, em instituições de longa permanência, hospitais ou até mesmo em eventos culturais e sociais. Quando as atividades forem realizadas na residência, o contrato de trabalho seguirá regras válidas para o empregado doméstico.
De acordo com o substitutivo aprovado, o cuidador deve pautar sua atuação pelo respeito, compaixão e paciência para com a pessoa idosa. O texto estabelece que ele poderá ser responsável por administrar medicamentos, desde que autorizados pelo profissional de saúde habilitado e responsável pela prescrição.
O substitivo ainda prevê que União, os estados e os municípios deverão integrar cuidadores de pessoa idosa às equipes públicas de saúde e de assistência social.
Demanda
Na justificação do projeto, Waldemir Moka argumenta que o envelhecimento da população brasileira gera demanda cada vez maior pelo trabalho do cuidador de idoso.
- Mantidas as atuais tendências demográficas, em 2050, o Brasil contará com 63 milhões de idosos ou 172 idosos para cada 100 jovens. Em um quadro demográfico tendendo acentuadamente ao envelhecimento, cresce exponencialmente de importância o trabalho do cuidador de idoso, observa o autor da proposição.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) informou que são 12 milhões de pessoas idosas no Brasil, o que exige a criação da nova profissão. Os profissionais, disse a senadora, vão propiciar qualidade de vida às pessoas mais velhas.
O relatório pela aprovação da matéria, elaborado por Marta Suplicy e lido pelo senador Paulo Davim (PV-RN), informa que existem hoje no Brasil mais de 200 mil cuidadores de idosos, sendo apenas 10 mil com carteira assinada. Essa situação, ressaltou a relatora, revela a necessidade de uma lei para regulamentar a profissão e, assim, incentivar a formalização de contratos.
Atividade
O senador Paulo Davim destacou que a profissão de cuidador de idoso não invade a prerrogativa de outras áreas, como a de enfermagem. O projeto aprovado, explicou o relator ad hoc, limita as atribuições do cuidador de idoso para não invadir áreas de outras profissões já regulamentadas.
A presidente da Sociedade Brasileira de Geriateria e Gerontologia, Nezilour Lobato Rodrigues, manifestou apoio à aprovação do projeto durante a discussão da matéria, segundo informou a senadora Ana Amélia (PP-RS).
O substitutivo, ressaltou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), aprimorou o projeto para ampliar o nível de qualificação desses profissionais. Em sua avaliação, a proposta é relevante, uma vez que os brasileiros estão vivendo mais e melhor.
http://www.aciminas.com.br/index.php?p=noticias&nid=62