segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1º de outubro - Dia de saúde para o idoso

Seccional: Nacional Nacional

 
               A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia comemora a data com atividades programadas em várias regiões do país
 
   Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado na próxima segunda-feira, 1º de outubro, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) preparou uma série de atividades por todo o Brasil. De acordo com Nezilour Lobato Rodrigues, presidente da SBGG, a data deve ser uma oportunidade de promover integração entre as variadas faixas etárias, levar à população informações sobre o envelhecimento e discutir a situação deste público, já que é iminente a necessidade de se investir mais em políticas públicas que valorizem e protejam os idosos. “Não existe até o momento uma preparação para dar suporte a essa população. É necessária uma mudança de postura no país em relação a esse tema e principalmente, medidas que permitam aos nossos idosos envelhecer com saúde e autonomia”, adverte.
 
   A geriatra ressalta a importância de se investir em projetos que visem estabelecer um estatuto para o idoso mais completo e rígido que o atual e apesar das conquistas recentes, como a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 284/2011, regulamentando a profissão de cuidador de pessoa idosa, ainda há muito a ser feito. “Antigamente era a família quem dava apoio e cuidava do parente mais velho, mas essa estrutura se perdeu. Hoje, as famílias não têm tempo e, além disso, as cidades grandes não estão adaptadas para um idoso”. A especialista alerta também para o papel de profissionais como os geriatras, gerontólogos e cuidadores de pessoas idosas, que tem se tornado cada vez mais importante e consequentemente, exigem mais dedicação dos governos em valorizar esses serviços.
 
      Idosos em números
 
   De acordo com dados divulgados pela Pnad (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio) na última semana, os idosos (pessoas com mais de 60 anos) somam 23,5 milhões dos brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Esse crescimento pode ser resultado da melhoria na qualidade de vida, acesso a assistência médica e remédios, alimentação e conscientização sobre a importância da atividade física.
 
   Mas Nezilour lembra que apesar de alguns avanços, uma grande parcela desses indivíduos, cerca de 80%, possui ao menos uma doença crônica. . “As doenças crônicas, principalmente as neuro degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, representam um grande problema enfrentado na velhice, pois comprometem o que temos de mais valioso que são nossas funções físicas e cognitivas e acabam afastando esses pacientes do convívio social”, explica.
 
Confira as atividades programadas em cada região que contam com o apoio da SBGG
 
 
Belo Horizonte (MG)
 
Memória e envelhecimento ativo
Data: 1º de outubro às 14h30
Local: Sede da Associação Médica de Minas Gerais; Av. João Pinheiro, 161, Centro
 
Campo Grande (MS):
 
Ação Idoso Cidadão
Data: 1º de outubro das 07h30min às 10h00
Endereço: Parque Belmar Fidalgo, Rua D Aquino, 2536 – Centro
 
Porto Alegre (RS)
 
Musicalidade
Data: 6 de outubro às 14h
Endereço: PUC-RS Avenida Ipiranga, 6681 – Partenon
 
 
 
Rio de Janeiro (RJ):
 
Gincana da Solidariedade
Data: 29 de setembro, das 09 às 15 horas no Colégio Nossa Senhora de Lourdes.
Endereço: Rua 8 de dezembro, 328 -  Vila Isabel - Rio de Janeiro
Este evento tem como finalidade arrecadar, com a forte participação dos alunos, leito em pó, fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal para que sejam doados a ILPIs que acolhem pessoas de poucos recursos.
 
São Luis (MA):
 
Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso
Data: 1º de outubro
Endereço: Rua Salvador de Oliveira, S/N, Quadra N, Casa 12, Sítio Leal Bairro Filipinho
Programação:
08h30 - Palestra sobre o Homem: “Cuide da sua saúde sem preconceitos”- (Saúde do Homem) - Palestrante: Drª Mirly (Enfermeira)
09h15 - Aulão - Facilitadores: (Fisioterapia, Educação Física e Frank- Educador Artístico e Educador Físico)
09h20 - Ações da UNIHOSP : aferição da pressão arterial, glicemia capilar, medição do peso, altura e circunferência abdominal
10h00 - Palestra sobre sexualidade - Facilitadores : Drª Lia Farah (Terapeuta de Família) e Drª Fabíola (Psicóloga e Diretora Geral do CAISI)                                                          14h30 - Encerramento da Semana do Idoso – Coral “Vozes do Tempo” Facilitador: Keyla (Agente Administrativo)
15h00 – Aulão (dança, alongamento e relaxamento) - Facilitadores: Professor Paulo (Educador Físico) e Professora  Sandra ( Educadora Artística)
Baile com a Banda “Retratos e Canções” (SESC)
 
2º Encontro sobre Envelhecimento Saudável “Informar para cuidar”- Bem estar juntamente com a OAB
14h-15h - Roda de Conversa: Plantão de Dúvidas sobre Assistência Geriátrica com a médica geriatra Dra. Claúdia Rego (vice-presidente da SBGG/MA)
19h-20h - Envelhecimento: Sinais de Alerta e Manuseio com o médico geriatra Dr. Herberth Vera Cruz (diretor tesoureiro da SBGG/MA)
 
Encontro contará com a presença de aproximadamente 300 (trezentos) idosos e serão realizadas várias ações para sensibilizar os participantes com palestras envolvendo saúde, nutrição, esporte, esclarecimento de dúvidas quanto aos direitos dos idosos e lazer. 
 
São Paulo (SP): 
 
2ª. Jornada Cultural para a Maturidade – Arte e Cultura    
Data: de 1º a 12 de outubro
Programação e inscrições: www.alicecarta.com.br
 
Semana do Idoso no CRI Norte
Data: de 1º a 5 de outubro
Abertura com Caminhada do Dia Internacional do Idoso – às 8h no CRIosque Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 4301, Santana 
 
RS Press - Assessoria de Imprensa da SBGG 


 https://www.sbgg.org.br/noticias_ed.aspx?pP=244&pS=1&pO=46&pM=46

Nenhum comentário:

Postar um comentário